Mandaqui - Rua Jacarapinima, 152

Parque Mandaqui - São Paulo, SP

Cotia - Rua Recanto do Oeste, 180

Recanto Verde - Cotia, São Paulo
Muitos são os projetos dessa nova unidade em Cotia. Hoje oferecemos: comida orgânica, trabalhos artesanais com bambu, caminhadas em um grande bosque, contato com um pesqueiro, com a criação e cuidados com animais rurais, tais como cavalos, galinhas, porquinhos, etc. e também animais silvestres, atividades lúdicas com pinturas, recorte, massinhas, recorte, colagem, produção de objetos feitos por eles tais como quadros, bonecos, etc.

Projeto 1: Contato com os familiares.

Nosso recanto tem como visão a aproximação e o contato do idoso com seus familiares (filhos, netos, etc.), proporcionando momentos de afetividade necessários, usufruindo de nosso espaço, tais como: festas de aniversário, festas juninas, dia dos pais, dia das mães, o contato com o pesqueiro, o andar de charrete, o passeio dentro do bambuzal, etc.

Projeto 2: “Nossa planta, nossa vida”.

Nossa proposta é a de criar um vínculo permanente entre nossos hóspedes e a natureza, onde eles estarão inseridos. Todo idoso poderá adotar ou até mesmo plantar uma árvore em nosso recanto e cuidar frequentemente da manutenção dela. Esperamos que essa iniciativa torne nossa área cada vez mais arborizada e o vínculo entre o idoso e o meio ambiente local, além do aspecto afetivo do projeto.

Projeto 3: Pet Terapia – contato do idoso com o animal.

A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, é um tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças e comprovadamente desencadeadora de “bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva” em pacientes psiquiátricos, hospitalizados e idosos moradores em instituições. Nesse tratamento, o animal é “o principal agente da terapia, que funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente”, afirmam os autores de artigo recém-publicado na Revista de Medicina. (https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/pet-terapia-beneficia-saude-dos-idosos-em-contato-com-animais/)

O contato do  com animais é muito importante pela troca de carinho e a possibilidade de proporcionar aos idosos uma melhor saúde emocional e mental.

Projeto 4: Equoterapia – a terapia assistida por cavalos.

O cavalo é um animal com uma simbologia muito especial e de extremo carinho, pois ele transmite muita doçura e carinho no processo de terapia. Essa atividade é recomendada aos idosos também para o tratamento de esclerose, Alzheimer, esquizofrenia, depressão, etc. É muito importante que tenhamos em conta que esta é uma alternativa que sempre deverá caminhar acompanhada por um tratamento recomendado pelo médico da instituição.
Open chat
Powered by